O que é CrossFit?

MOVIMENTOS FUNCIONAIS DE ALTA INTENSIDADE

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CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico desenvolvido para melhorar a competência do indivíduo em todas as tarefas físicas.

Este treinamento proporciona a mais ampla adaptação fisiológica a qualquer tipo de pessoa, independente de se tratar de um atleta de elite, de um idoso ou de uma criança, pois todos temos as mesmas necessidades, variando apenas a intensidade com que as tarefas são realizadas.

O CrossFit é orientado para o resultado, baseando-se em três princípios:

Movimentos funcionais – movimentos utilizados que se aproximam muito dos nossos movimentos diários, recrutando vários grupos musculares em um único movimento;

Alta Intensidade – utilizada para que tenhamos melhor condicionamento físico;

Variação constante – com movimentos variados driblamos a rotina e nos preparamos para a infinidade de tarefas que a vida nos apresenta.

A combinação destes princípios trabalha as 10 aptidões físicas do indivíduo: resistência cardiorrespiratória, resistência física muscular, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, potência, coordenação, precisão e equilíbrio, melhorando, assim, a qualidade de vida de quem pratica.

O importante durante o treino, é cada praticante comparar-se consigo mesmo, ser melhor que si mesmo a cada dia, superar seus limites e mais do que ter um corpo preparado é ter uma mente sã e livre do stress.

Cada dia um treino, cada treino um desafio: um WOD (Workout Of the Day) para vencer.

O que é um WOD?

Workout of the Day é a série de exercícios do dia, baseada em movimentos do CrossFit que utiliza ginástica natural, levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica. Máquinas de musculação, esteiras, bikes e elípticos são substituídos pela única máquina que pode, realmente, ajudar: nosso próprio corpo.
É com este espírito que nós, da CrossFit Puai Mana, queremos criar uma comunidade de pessoas que supere suas limitações, independente de seu condicionamento físico atual, pessoas comuns com o mesmo objetivo: SUPERAR SEUS LIMITES.

“Em síntese, CrossFit é, simplesmente, um esporte. O esporte do fitness.”

Greg Glassman, criador do CrossFit

Quais são os benefícios?

Sucesso nos Estados Unidos, ele é utilizado em academias de polícia, grupos de operações táticas e unidades de operações especiais do exército norte-americano. Por prometer uma otimização de capacidades físicas como resistência cardio-respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade, acabou se tornando uma febre entre amantes de musculação no mundo todo.

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Como são as aulas?

As aulas duram cerca de uma hora e são divididas em três etapas: aquecimento e alongamento dinâmico; técnica, em que os alunos aprendem ou aperfeiçoam alguns exercícios; e, por fim, a parte mais esperada, o WOD (Work Out of The Day), que consiste na execução dos exercícios aprendidos na etapa anterior e de forma intensa, no menor tempo possível ou na maior quantidade de séries em um determinado tempo.

É fácil para iniciantes?

Extremamente. Geralmente, começa com quatro aulas fundamentais, que servem para avaliar e ensinar os movimentos de base das aulas coletivas. É nesse período que os professores identificam qual a restrição de atividades e dificuldades que o aluno pode ter, além de dar dicas do que precisa melhorar para cada exercício. O aluno fica por dentro do que deve aprimorar, além de identificar quais seus limites. E a turma do box vai querer te ajudar, sempre.

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Os exercícios têm nome? Como funciona isso?

É dado um nome a cada movimento – geralmente em inglês, para seguir um padrão. Se algum dia você estiver viajando para outro país, será mais fácil entender a aula (e o WOD). Existe também os benchmark WODs, que foram criados para mensurar a sua evolução na modalidade. Imagine que você inicia a prática de CrossFit hoje e daqui um ano quer ver qual foi a sua evolução: é para isto que existem tais WODs específicos. Funcionam também para mensurar o seu desempenho com outros praticantes de qualquer lugar do mundo. Estes benchmarks nunca são alterados e são dados nomes de mulheres (assim como as tempestades), nomes de heróis de guerra ou da força tática americana.